giweather joomla module

Curiosidades

Sabiam que….

 

• A República Checa é um dos estados mais jovens do mapa mundial: formou-se a 1 de Janeiro 1993 com a divisão da Checoslováquia em dois estados independentes.

 

• Os restos de um gueto judeu medieval bem conservados encontram-se no centro de Praga. A Sinagoga Velha-Nova do século XIII, com a sua construção de pedra, é uma das construções judias mais antigas do mundo e o Velho Cemitério Judeu com 12 mil das suas tumbas é o maior e o único conservado em toda a Europa.

 

• Na República Checa, os Dias do Património Europeu têm lugar a cada segundo fim-de-semana de Setembro, sob a protecção do Conselho da Europa. Centenas de castelos, palácios, museus, galerias e outros monumentos, que normalmente não são acessíveis, como, por exemplo, edifícios de câmaras municipais, tribunais, escolas, residências e outros, abrem ao público gratuitamente neste fim-de-semana.

 

• Todo o território da República Checa pode ser atravessado a pé, com ajuda de um sistema único na escala mundial: um sistema de mapas e sinais, pintados pelos conhecedores da região locais nas árvores, pilares e pedras aos lados dos caminhos. Rotas pedestres, ciclísticas e de esqui, de 40 mil quilómetros no total, passam pelos lugares mais bonitos da natureza, que nenhum autocarro turístico poderia mostrar-lhe.

 

• Nos séculos passados, os balneários checos hospedaram grandes personagens como, por exemplo, Mozart, Beethoven, Tchaikovski, Gogol, Goethe, Kafka, Freud, Edison, Shopenhauer, Marx e Casanova. As figuras célebres dos nossos tempos encontram-se em Karlovy Vary todos os anos em Julho, durante um dos festival de cinema mais importante da Europa Central. 
Fonte: CzechTourism VINLAND

 

• A República Checa ostenta um número extraordinário de monumentos culturais. Mais de 2000 castelos, ruínas e fortalezas  preservados são abertos ao público (uma das mais elevadas densidades no mundo).

 

• A República Checa é o local do nascimento de muitas pessoas célebres, nomeadamente Antonin Dvorak, Madeleine Albright, Franz Kafka e Milan Kundera.

 

• 90 % dos checos acabaram pelo menos o ensino secundário (o resultado mais elevado na UE, juntamente com os Polacos, Eslovacos e Eslovenos).

 

• A República Checa tem o maior número de camas hospitalares por cabeça.