giweather joomla module

Património da UNESCO em Território da República Checa

1. Praga 2. Český Krumlov 3. Holašovice 4. Igreja de São João Nepomuceno em Zelená Hora 5. Kroměříž 6. Kutná Hora

7. Lednice - Valtice Paisagem Cultural 8. Litomyšl 9. Pilar da Santíssima Trinidade em Olomouc 10. Telč

11. Bairro Judeu e Basílica de São Procópio em Třebíč 12. Vila Tugendhat

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=G8_tdtajqjY&index=2&list=PLsk5ray9R7ZcZ8j6mkpQR1XBKVf54qnzO

 

 

 

Praga

A capital da República Checa, é uma das cidades mais importantes do seu património cultural. Desde 1992 o centro histórico de Praga, estendendo-se por uma superfície de 866 hectares figura na lista do Património Cultural Mundial da UNESCO.
Desde a sua fundação, que remonta à última década do século IX, desempenhou Praga sempre um importante papel na história da nação, do país e da Europa.
Desde a Idade Média tem a fama de ser uma das mais belas cidades do mundo tendo lhe sido dados atributos como ‘cidade de ouro’, ‘cidade das cem torres’, ‘coroa do mundo’, ‘sonho de pedra’.
Praga apresenta um complexo único de monumentos, do alto sobre a cidade ergue-se dominante o Castelo de Praga. Ela reúne em si representantes de todos os estilos e correntes de arte. O centro histórico estende-se pelas duas margens do rio Vltava formando seis partes, no passado independentes e unificadas no século XVIII: Staré Město - Cidade Velha, Josefov (parte espiritual da então Židovské Město / Cidade Judaica - hoje parte de Staré Město / Cidade Velha), Nové Město, Malá Strana, Hradčany a Vyšehrad. Aqui se concentra igualmente a maior parte dos monumentos, museus e galerias.

www.praguewelcome.cz www.praha.eu

http://www.youtube.com/watch?v=EzVAMCLYbY0

 

 

 

Český Krumlov

Esta cidade pitoresca encontra-se numa vale profundo e recortado pelo rio Vltava no sul da Boémia. A época do seu florir está ligada com a regência da família Rosenberg (1302 - 1602), os quais escolheram a cidade para sede da sua residência. Krumlov então encontrava-se localizado no ponto de encontro entre Checos no interior do território, austríacos e bávaros nas baixas regiões do Danúbio e do norte da Itália. A renascença italiana enriqueceu grandemente a cidade e palácio. Em finais do século XVII durante a regência da família Eggenberg foi construído o teatro barroco e reconstruído o jardim do palácio. Na época dos Schwarzenberg Krumlov ganha uma decoração barroca. Český Krumlov significa mais do que um complexo único de trezentos monumentos históricos. A cidade com os seus visitantes apresenta-se como um centro de cultura de congressos e de turismo. Aqui se realizam festivais internacionais de música, o Festival de Música Renascentista, espectáculos de Teatro nos jardins do palácio, festival de verão da Rosa de Cinco Pétalas, fundado foi igualmente aqui o Centro Egon Schiele. 
Český Krumlov fica a cerca de 180 km a sul de Praga, perto da fronteira com a Áustria.

www.ceskykrumlov.cz

http://www.youtube.com/watch?v=lFkOISIWEes

 

 

 

Holašovice

Uma aldeia do sul da Boémia do século XIII considerada como a pérola do barroco rural. O lago no centro da aldeia é rodeado por casa agrícolas, ao todos 22 casas com as insígnias barrocas pintadas e jardins nas traseiras das casas. O lago serve como viveiro de peixe. Toda esta região é conhecida, ainda hoje, pela sua actividade ligada à piscicultura. A região é a lembrança viva da tradição rural, como a conhecemos, por exemplo, da conhecida ópera ‘A noiva vendida’. A aldeia de resto é apresentada na versão filmada da ópera. Holašovice fica a 14,5 km a oeste de České Budějovice.

www.holasovice.eu

http://www.youtube.com/watch?v=ej_4UOmHJ3c

 

 

 

Igreja de São João Nepomuceno em Zelená Hora

A igreja, local de peregrinação em Zelená Hora, foi mandada construir pelo abade do Convento de Žďár, em 1720, em honra do mártir e santo checo João Nepomuceno é um exemplo único de obra-prima do genial Mestre praguense Giovanni Blasius Santini que deu à sua obra simbolicamente a forma de estrela de cinco bicos. Segundo a lenda sobre o corpo do mártir afogado teria aparecido uma coroa com uma estrela de cinco bicos. A construção em estilos barroco-gótico é caracterizada pela sua forma de estrela de cinco bicos (a planta tem a forma de estrela, a igreja tem cinco saídas, no altar principal encontram-se cinco estrelas e cinco anjos). No altar principal encontra-se o mártir que é elevado para o céu por anjos. Os altares laterais consagrados aos quatro evangelistas. As estátuas encontram-se num entrelaçado de chamas, dando a expressão dos Santos à sensação de grande exaltação. O remate da abóbada é decorado por uma monumental língua do Santo envolvida pelas chamas (símbolo do Santo João Nepomuceno). A obra de Giovanni Blasius Santini liga a originalidade à brilhante técnica, nela encontramos tanto elementos do barroco como do gótico os quais se juntam no belo estilo checo, barroco-gótico. Žďár nad Sázavou situa-se a cerca de 120 km de Praga, perto da auto-estrada Praga-Brno.

www.zelena-hora.eu

http://www.youtube.com/watch?v=gm_k52hEBQ0&index=1&list=PLsk5ray9R7ZcZ8j6mkpQR1XBKVf54qnzO

 

 

Kroměříž

Em 1777, esta cidade, situada na Morávia Central no sopé de Chřiby, tornou-se residência episcopal do bispo de Olomouc. O Palácio de Kroměříž e os seus magníficos jardins são considerados, pela sua extraordinária beleza e conservação, como exemplos do design de jardins e palácios barrocos. Desempenhou, na Europa Central, um papel importante no desenvolvimento da arquitectura barroca de jardim e palácios. O palácio, o jardim de flores e o jardim abaixo do palácio encontra-se inscrito na lista da Unesco. Kroměříž situa-se a cerca de 50 km de Brno, na auto-estrada Brno-Olomouc.

www.kromeriz.cz

http://www.youtube.com/watch?v=fMX7kO0Dcfg

 

 

 

Kutná Hora

A riqueza obtida da prata das minas de Kutná Hora contribuiu para a glória da Coroa Checa na Idade Média. Kutná Hora tornou-se então uma das cidades mais importantes e ricas da coroa checa. No virar do século XIV a cidade de prata tornou-se residência do rei Václav IV. A Igreja gótica de São Jacob (1330) e a basílica de Santa Barbara, padroeira dos mineiros, pertencem entre os mais importantes monumentos arquitectónicos. Outro objecto do tesouro de Kutná Hora é a antiga casa de cunhagem - Valašský Dvůr (do século XIII) e algumas casas patrícias. No edifício conhecido por Hrádek e que faz parte dos antigos muros da cidade, está instalado o Museu Mineiro. A exposição inclui também a visita a uma mina medieval.
Além destes, outros monumentos merecem ainda atenção, como a ex-escola latina ou a Igreja conventual no bairro Sedlec, onde se encontra uma curiosa capela cujo interior é recoberto de ossos humanos. Kutná Hora situa-se a 60 km a este de Praga.

www.kutnahora.cz

http://www.youtube.com/watch?v=2FWd317QzXA

 

 

 

Lednice - Valtice Paisagem Cultural

Vasto complexo barroco, mandado construir pelos Lichtenstein, criado por arquitectos de renome como C. Tencalla, D. Martinelli, J.B.Fischer von Erlach e J.Ospel. O areal do palácio estende-se sobre uma superfície de 250 km, entre as vilas de Lednice e Valtice a sueste de Brno. É constituído por vários edifícios, casas de jardinagem e estátuas decorativas em diferentes estilos. É completado por uma série de lagos e florestas. O palácio de Valtice é rodeado por um magnífico parque natural com várias construções românticas, árvores raras e uma estufa com plantas tropicais. O areal do palácio encontra-se nas proximidades da fronteira austríaca.

www.lednice.cz

http://www.youtube.com/watch?v=YJh3ixQyzwo

 

 

Litomyšl

Na segunda metade do século XVI a família nobre Pernstein reconstruiu, nesta cidade, o castelo medieval original adaptando-o a um palácio renascentista. O palácio é um belo exemplo da construção original italiana em arcada, a qual foi adaptada à atmosfera checa mostrando como era uma residência nobre por altura do renascimento da Europa Central, assim como a sua posterior evolução sob a influência de otras novas correntes artísticas. A cidade de Litomyšl é também a cidade natal do compositor checo Bedřich Smetana, sob o mesmo nome realiza-se aqui o tradicional festival de música (Litomyšl de Smetana). A cidade com o seu palácio fica a cerca de 50 km para sueste de Hradec Králové.

www.litomysl.cz

http://www.youtube.com/watch?v=gLau39B9BT0

 

 

 

Pilar da Santíssima Trinidade em Olomouc

O pilar foi criado em 1716 - 1754 e é um testemunho da então evidente religiosidade da cidade episcopal. Reúnem-se nele motivos do triunfalismo eclesiástico e da fé exprimidos de forma artística plástica.
Devido ao facto deste pilar barroca ter sido englobado na lista do património cultural mundial da UNESCO tornou-se também esta histórica cidade da Morávia conhecida de todos. Olomouc foi no passado capital da Morávia, residência episcopal desde 1063 e é depois de Praga a segunda cidade com a maior reserva de património cultural. Sem dúvida que merece a atenção dos seus visitantes. A construção religiosa mais importante é a basílica de São Venceslau de 1109, reconstruída entre 1883 - 90 em estilo novo-gótico. Em 1306 foi aqui assassinado o último rei Premislita, Venceslau III. Outras construções de importância é o Palácio dos Premislitas, Hradisko - o maior convento premonstratense na Europa e a igreja fortificada de São Maurício do século XV - XVI com um famoso órgão. Na pequena capela da praça de São Venceslau encontra-se uma Virgem do século 1483, uma das estátuas góticas mais valiosas da República Checa. Olomouc encontra-se na auto-estrada Brno - Olomouc a cerca de 300 km de Praga.

www.olomouc.eu

http://www.youtube.com/watch?v=tMc-Yr2VotA&index=13&list=PLsk5ray9R7ZcZ8j6mkpQR1XBKVf54qnzO

 

 

 

Telč

Originalmente uma fortificação real rodeada de água, fundada no século XIII no cruzamento de frequentadas estradas comerciais, adquiriu o seu presente aspecto no século XVI, ano em que o Palácio e o centro da cidade foram reconstruídos. Neste desenvolvimento também participaram os jesuítas que actuaram na cidade.
Além do palácio com o seu parque inglês pertence também entre o património mais importante de Telč, a praça principal, um complexo único de casas em estilo renascentista e barroco. As arcadas e as fachadas foram construídas segundo planos de construção individuais. Na presente vida da cidade de Telč desempenham um papel importante as artes plásticas e em especial a música. O acesso a Telč é assegurado por uma saída da auto-estrada Praha - Brno - Vídeň.

www.telc-etc.cz

http://www.youtube.com/watch?v=ijaPSX2l-58

 

 

 

Vila Tugendhat

Vila Tugendhat em Brno - Černá Pole é o primeiro objecto de arquitectura moderna considerado como pertencente ao património cultural mundial na República Checa e o quarto no mundo a que foi atribuído tão prestigioso valor. Vila Tugendhat tem o nome do seu proprietário, um empresário têxtil de Brno Fritz Tugendhat, que deixou construir, entre as duas guerras mundiais, para a sua família este tesouro da arquitectura funcionalista. Esta vila envidraçada numa das encostas de Brno foi projectada pelo célebre arquitecto alemão Ludwig Mies van der Rohe em 1928. Conseguiu utilizar materiais de primeira categoria e moderna tecnologia dos inícios do século XX. O esqueleto de aço da vila com janelas que vão do tecto até ao chão e as elegantes colunas cromadas servindo de suporte aos andares possibilitaram a ligação óptica do salão com o jardim na harmonia de um todo. O objecto está mobilado com peças concebidas igualmente pelo próprio autor do projecto e é aquecido ou refrescado por meio de um sistema de climatização. A vila foi construída entre 1929 e 1930. É propriedade da cidade de Brno, que a mantém aberta ao público e assegura a sua reconstrução. Vila Tugendhat é considerada pelos especialistas como uma obra de ruptura da arquitectura da Moderna a nível internacional. Brno fica a cerca de 190 km sueste de Praga.

Fonte: PP Agency com o Ministério de Negócios Estrangeiros

www.tugendhat.eu

http://www.youtube.com/watch?v=XnYcatajyOw

 

 

 

 

 

Bairro Judeu e Basílica de São Procópio em Třebíč

O conjunto do Bairro Judeu, o antigo cemitério judeu ea Basílica de São Procópio em Třebíč são lembretes de co-existência de culturas judaica e cristã da Idade Média ao século 20. O Bairro Judeu é um testemunho excepcional para os diferentes aspectos da vida desta comunidade. Basílica de São Procópio, construída como parte do mosteiro beneditino no início do século 13, é um exemplo notável da influência da Europa Ocidental, o património arquitectónico da região.Fonte: http://glifr.com/pt/heritage/bairro-judeu-e-basilica-de-sao-procopio-em-trebic/224

http://www.youtube.com/watch?v=nlGM2u-DHxk&index=8&list=PLsk5ray9R7ZcZ8j6mkpQR1XBKVf54qnzO

 

 

Autor de vídeos: Czech Tourism (www.czechtourism.com)